
A Suno Asset anunciou a proposta de incorporação do SNFF11, fundo de fundos (FOF) de seu portfólio, ao SNME11, fundo imobiliário multiestratégia criado em 2023.
Essa operação visa consolidar os ativos e potencializar os resultados, conforme comunicado ao mercado acompanhado de material explicativo para os cotistas.
A decisão, que passará por votação em assembleia geral extraordinária (AGE), deve ocorrer nos próximos dias, e os cotistas do SNFF11 terão que votar presencialmente ou virtualmente para aprovar a liquidação do fundo. Como se trata de um evento que envolve a liquidação, o quórum mínimo para validação é de 25% do total de cotas.
Entenda o processo de incorporação e os detalhes da operação
A proposta consiste na homologação pelos cotistas do SNFF11 em uma AGE, seguida pela oferta do SNME11, ao qual o SNFF11 contribuirá com seus ativos a valor patrimonial.
Após a aprovação, o SNME11 entregará cotas aos cotistas do SNFF11 proporcionais às suas participações, e finalmente, o fundo de fundos será amortizado e liquidação formalizada.
A operação é avaliada para resultar em um fundo imobiliário com valor patrimonial estimado em R$ 400 milhões, composto inicialmente por 83,71% de cotas de FIIs e com mais de 30 mil cotistas.
De acordo com a Suno Asset, o SNME11 apresentou uma performance superior ao SNFF11 em 14,29%, potencializando ganhos em um cenário adverso ao mercado de FIIs, marcado pelos juros elevados.
A gestora destaca vantagens como o potencial de ganho de capital, dado que o SNFF11 negociava com desconto em relação ao múltiplo do SNME11.
Além disso, a operação visa aumentar a recorrência de rendimentos, por conta da maior exposição ao crédito privado na carteira consolidada dos fundos.
A aquisição de ativos a valor de mercado também “resetaria” o preço médio do portfólio, ampliando as possibilidades de valorização futura, além de proporcionar maior flexibilidade na estratégia de diversificação de ativos.
Gerardo Azevedo, analista da Suno Asset, explica que o SNME11 possui um mandato mais flexível, podendo adquirir créditos estruturados (CRIs), ações de empresas, imóveis ou cotas de FIIs com maior agilidade.
Vitor Duarte, CIO da Suno Asset, reforça que a atualização regulatória oferece maior potencial de rentabilidade, com o SNME11 possibilitando uma gestão mais moderna, eficiente e propensa a resultados melhores.
Os cotistas do SNFF11 serão comunicados sobre os prazos, instruções de voto e detalhes do processo assim que a AGE for oficialmente convocada. A votação será realizada de forma virtual.